Fique a par das últimas notícias de fitness, saúde e bem-estar.

Açúcar: light, baixo teor de açúcar ou zero? Qual a diferença?

By GVN

Posted in | Tags : , , ,

Não se deixe enganar por designações que por vezes são pouco explícitas, ou pelo menos saiba o que compra!

Light: redução de açúcar no mínimo em 30% em relação a um produto semelhante. Por exemplo, 200 ml de um refrigerante pode ter cerca de 20g de açúcar, mas um refrigerante light pode ter até 14g de açúcar

Baixo teor de açúcares: Um produto com a designação de “baixo teor de açúcares” não pode ter mais de 5 g de açúcares por 100 g para alimentos sólidos ou 2,5 g de açúcares por 100 ml para alimentos líquidos.

Zero/ sem açúcar: Um produto com a designação de “sem açúcares” não pode ter mais de 0,5 g de açúcares por 100 g ou por 100 ml.

ATENÇÃO: A favor da redução de açúcar (sacarose), a adição de adoçantes pela indústria tem ganho terreno nos últimos tempos. Na listagem de ingredientes não aparece discriminada a quantidade de adoçante, daí a dificuldade em quantificar quanto se ingere. Já não restam grandes dúvidas de que os adoçantes artificiais são tudo menos solução.

São alguns exemplos:

– Aspartame ou E951

 Ciclamato de sódio ou E952

– Sacarina ou E954

– Sucralose ou E955

Esteja atento ao rótulo.

E lembre-se que a lista de ingredientes está descrita por ordem decrescente: se o açúcar é o primeiro ingrediente do alimento, provavelmente não é uma boa opção.

Aconselhe-se connosco!
Aconselhe-se com a nossa nutricionista!

Share this story

Related Posts

No comments yet.

Deixe uma resposta

Comment


btt